Saiba porque você devia quarentenar os seus peixes, e o desastre que pode estar lhe esperando caso isso não seja feito.
Existem duas perguntas muito frequentes em fóruns de aquarismo:
“Eu acabei de colocar um peixe novo no meu aquário e ele só se esconde e não quer comer”
“Eu acabei de pôr um novo peixe e ele está cheio de pontinhos brancos por todo o corpo. ”
Na maioria dos casos, o novo peixe foi posto diretamente no tanque, e as coisas começaram a “degringolar” daí. Estes dois problemas e alguns outros podem ser resolvidos ao colocar os peixes novos em um aquário de quarentena.
E por que a quarenta é importante? Eu acredito que existem dois motivos principais:
1.Aclimatar o seu peixe na vida em cativeiro
2.Prevenção de doenças.
Aclimatação
Sim, prevenir doenças é o que muita gente pensa primeiro. Mas eu gostaria de dar dois dedos de prosa sobre acostumar o peixe para a vida em cativeiro, pois acho isso de suma importância.
Você já parou para pensar sobre o que acontece com um peixe do momento em que ele é tirado da natureza até o momento em que chega na sua casa?
1 O peixe primeiramente é captura e colocado em tanques de espera.
2Depois ele é posto em um tanque temporário, no próprio local de coleta, para aí sim ir para os tanques que ficam em terra.
3O animal pode ficar por lá um dia ou até mesmo algumas semanas.
4Dali, ele irá para o distribuidor, onde será colocado em mais um tanque.
5Eventualmente, será “ensacado” e enviado por avião, por um período que pode durar até 24 horas, até chegar ao tanque do distribuidor no Brasil. Isso se não considerarmos que haverá algum problema na alfândega, o que não é tão incomum por aqui. Do distribuidor, ainda existe um último martírio, que é mais uma mudança de tanque até a loja de aquário local.
Durante esse período, é improvável que o peixe tenha sido alimentado. E se foi, é ainda mais improvável, por conta do stress, que ele tenha comido.
Temos que lembrar que até então o peixe estava acostumado a um tipo de alimentação natural, bem diferente da industrializada, que normalmente lhes são oferecidas nos tanques dos distribuidores.
Então agora você se encontra indo para casa, com um peixe que foi altamente estressado por dias ou semanas, sem comida e provavelmente doente.
O que vai acontecer se ele for colocado em um tanque cheio de peixes saudáveis e enérgicos que vão comer qualquer comida que você pôr no tanque?
É mais do que esperado que ele se esconda! Se ele comer, provavelmente não irá comer tanto quanto os colegas já aclimatados. Se precisar receber comida viva, também vai ter que competir com os colegas. Isso sem contar os riscos de sofrer ataques de outros peixes territorialistas.
A alternativa? Colocar o peixe em um tanque exclusivo. Esse tanque teria bons esconderijos e uma luz mais amena para diminuir o stress. E o mais importante, você pode dar uma atenção exclusiva ao tentar diferentes tipos de comida enquanto ele se acostuma com o novo regime. Por fim, uma vez comendo, será a chance de o animal engordar e se acostumar com a vida em cativeiro.
Depois de quatro a seis semanas em um tanque próprio, o peixe já deve estar se alimentando bem. Já deverá ter ganhado algum peso e quem sabe até mesmo ter crescido um pouco. E o mais importante – será um período com pouco ou nenhum stress.
Prevenção de doenças
A prevenção de doenças é outro motivo para fazer a quarentena.
Os peixes podem estar doentes, trazendo infecções que podem ter sido adquiridas na natureza ou pelo contato com outros peixes no tanque da distribuidora. A doença mais comum é o famoso Íctio, que é causado pelo protozoário Cryptocaryon.
O ciclo de vida do íctio é de duas a três semanas, então isolar o peixe por quatro a seis semanas aumenta a chance de detectar a infecção antes que o peixe seja posto no tanque principal e contamine todos os outros.
Se a doença é detectada durante a quarentena, ela pode ser mais facilmente tratada em um tanque exclusivo, sem a preocupação de contaminas seus peixes e corais com medicamentos.
Existem outras doenças mais graves, como o Amyloodinium, que além de ser contagioso, tem ação rápida e pode matar todos os peixes do seu aquário em pouquíssimo tempo. Esta doença deve ser tratada imediatamente se o aquarista quiser ter alguma chance de salvar o animal. Logo, se o peixe está em um tanque separado, o tratamento não irá estressar os outros animais.
No entanto, se a água do tanque de quarentena é boa e o peixe não está exposto a nenhum stress, as doenças são mais raras de aparecerem.
E por que NÃO quarentenar?
Algumas pessoas são contra a quarentena sob o argumento de que ela traz mais stress ao animal. Isto pode ser verdade se a quarentena não é montada da forma correta. Se não há esconderijos o suficiente, e se a qualidade da água não for boa, a quarentena pode ser ainda mais estressante. No entanto, ambos dos problemas são fáceis de resolver.
Como montar um tanque de quarentena
Um tanque de quarentena não precisa ser muito elaborado. Ele só precisa ser um ambiente estável, com água boa e com um bom número de esconderijos.
Um tanque de quarentena, de preferência, deve ter no mínimo 60cm de extensão. Tanques menores que esse podem causar stress aos novos habitantes. Um tanque de 90cm seria melhor, pois acomodaria bem a maior parte dos peixes vendidos.
Até mesmo Tangs e Anjos (que necessitam de muito espaço) podem ficar bem em um tanque de 90cm durante essa fase.
O tanque precisará de aclimatação (aquecimento ou refrigeração, a depender de onde você mora) e um mínimo de luz. Aqui não haverá preocupação com corais, então a luz pode ser comum. É importante que seja uma luz baixa, para não estressar o peixe.
tanque de quarentena
É importante tomar cuidado com a decoração do tanque. Materiais calcários absorvem cobre, e isso pode causar dois problemas em um possível tratamento que utilize essa substância.
1.1 – Será difícil controlar os níveis de cobre (e é importante manter os níveis certo para o tratamento) justamente por conta da absorção pelo material calcário. 2.Uma queda no pH pode fazer o cobre ser liberado de volta na água, o que o aumentaria para níveis perigosamente tóxicos.
Canos de PVC e potes de cerâmica fazem bons esconderijos, além da vantagem de remoção quando for a hora de tirar o peixe. Rochas vivas não devem ser usadas, justamente por serem compostas de material calcário. Também não é preciso dizer que corais e invertebrados são estritamente proibidos nesse tipo de tanque. Algumas espécies de peixes, como os gobbies, costumam se enterrar na areia. Então é bom ter alguma camada de substrato. Nesse caso, use areia de sílica ou areia de rio, desde que sejam não calcárias. Atente-se que a areia deve ser própria para aquário, não coloque areia de obra! O tanque de quarentena precisa de algum tipo de filtragem biológica. O modelo mais simples (embora em desuso nos aquários principais) é um simples filtro canister com bio-balls. Outro método antigo e simples são as placas biológicas, colocadas sob uma camada de substrato não calcário. Lembre-se, não se trata do método mais moderno, mas um que seja funcional para o que está sendo proposto. Ou seja, um tanque de apenas um peixe. A ciclagem deve ser feita de forma normal, e o tanque não deve ser usado até que os níveis de amônia e nitrito estejam a níveis indetectáveis. Uma ciclagem, sob circunstâncias normais, leva de quatro a seis semanas. A temperatura e a salinidade do tanque de quarentena devem ser mantidas nos mesmos níveis do tanque principal. Nos recifes de corais, a temperatura costuma variar entre 26-29° e a salinidade é de 35ppt.
“Quarentenando” o seu peixe
O processo como um todo é bem simples.
A introdução do peixe é exatamente da mesma maneira que você faz quando coloca qualquer peixe no aquário. Primeiro, o saco com o peixe é colocado para boiar na água do tanque, de forma que a temperatura de ambos se iguale. Depois, adicione água do tanque gradualmente dentro do saco.
Faça isso até que você tenha colocado quatro vezes o volume original de água do saco. Este processo deve levar em volta de 30 minutos. O método de pingar a água é geralmente a maneira mais eficiente de fazer isso. Um vídeo explicativo pode ser visto aqui. Está em inglês, mas é bem fácil de entender só de olhar.
Algumas pessoas recomendam descartar a água do saco, jogando ela fora enquanto pegam o peixe com uma rede e depois colocando o peixe da rede direto no aquário.
Nota: O autor pessoalmente não vê muito problema em misturar a água da loja com a água do aquário de quarentena, já que a maioria dos patógenos são transportados no corpo do peixe e não na água. Ele prefere deixar que o peixe passe menos stress ao deixar que ele nade para fora do saco.
Uma vez no tanque, é uma boa ideia deixar as luzes no mínimo possível. Não as desligue completamente, já que o peixe precisa “investigar” a nova casa e ver qual o melhor lugar para se esconder. Deixe as luzes baixas por uma hora para ele se acostumar antes de desligar para a noite.
No dia seguinte, para evitar assustar o peixe, evite fazer movimentos muito bruscos em volta do tanque de quarentena. E importante – observe seu peixe. Ele apresenta um comportamento anormal, como se coçar ou ficar ofegante? Isso pode ser sinal de infecção. Apenas atente-se para o fato de que o peixe se coçar de vez em quando é normal, e algumas espécies parecem estar fazendo isso quando procuram por comida.
Também no dia seguinte, já comece as primeiras tentativas de alimentação. Alguns irão pegar imediatamente, já outros podem ser mais relutantes. Na verdade, alguns podem não saber que o que você está oferecendo é comida, então é importante que você tenha uma variedade delas para saber em qual o peixe vai se adaptar mais.
Comidas congeladas, artêmias e seus cistos, Nori, etc. Dica: geralmente, o movimento ajuda ao peixe identificar o alimento.
O peixe deve ser mantido em quarentena por pelo menos quatro semanas. Seis semanas lhe dá ainda mais tempo de observação e é o ideal. Um tempo ainda maior é necessário se o peixe não está se alimentando bem ou se está com algum comportamento estranho. Se o peixe apresentar qualquer sinal de infecção, comece o tratamento imediatamente.
Depois de quatro a seis semanas, se tudo estiver ok (peso, comportamento, alimentação e aparência), o peixe pode ser movido para o tanque principal. O mesmo método de aclimatação feito para o tanque de quarentena deve ser feito para o tanque principal. Apenas cuidado, se você fez algum tratamento com química durante esse período, evite colocar a água do tanque de quarentena no seu reef.
Conclusão
A quarentena é uma prática extremamente importante no nosso hobbie. Ela evita desastres que poderiam ser facilmente evitáveis, além de garantir que o seu peixe estará em plenas condições de competir por comida com os outros peixes do aquário. Você gastará um pouco mais de dinheiro, e certamente terá que ter mais paciência, mas os malefícios que ela pode evitar com certeza valem muito a pena!
Nota: Este conteúdo foi originalmente publicado pela revista Advanced Aquarist, no texto: “Quarantining your fish”, escrito por: “Andrew Trevor-Jones”. Link: http://reefkeeping.com/issues/2002-02/atj/feature/index.phpA tradução desse conteúdo não é literal. O tradutor tomou a liberdade de contextualizar algumas frases para a realidade brasileira, bem como adicionou/ suprimiu alguns trechos consideradas irrelevantes para a compreensão do assunto de maneira geral. O objetivo sempre é dar acesso ao conteúdo da maneira mais simples e prática possível, no entanto, sem perder a essência do conhecimento passado. Embora o texto seja revisado antes da postagem repetidas vezes, o mesmo sempre estará passível de erros. Dessa forma, humildemente peço que me informem nos comentários qualquer alteração a ser feita, para que eu possa corrigi-la o mais breve possível.
Despite elevated scrutiny from certain states, together with New York, manufacturers corresponding to DraftKings and casino.edu.kg FanDuel started to prosper. By 2018, the downfall of PASPA and the rise of intrastate sports betting fuelled a move to control fantasy sports. Today, states across the US have their very own DFS laws in place, which suggests you are taking part in} safely on-line.
Despite elevated scrutiny from certain states, together with New York, manufacturers corresponding to DraftKings and casino.edu.kg FanDuel started to prosper. By 2018, the downfall of PASPA and the rise of intrastate sports betting fuelled a move to control fantasy sports. Today, states across the US have their very own DFS laws in place, which suggests you are taking part in} safely on-line.
ResponderExcluir